Atendimento ao participante
A equipe da PRhosper está sempre disponível para atender você:
Mirelle Sousa
Telefone
(11) 3741-7189
Horário de atendimento
Segunda à sexta-feira
Das 10h às 12h e das 14h às 16h
Neste espaço estão as respostas para as dúvidas mais comuns sobre o Plano Básico. Caso você não encontre o que procura, contate nossa equipe de atendimento.
Você pode pesquisar sua dúvida em perguntas frequentes ou por meio dos assuntos disponíveis na consulta personalizada.
Caso não haja nenhuma tentativa de contato ou realização da DVR, o benefício poderá ser suspenso. Em caso de dúvidas, entre em contato com o atendimento PRhosper.
Disponibilizamos diferentes canais para você contatar a nossa equipe de atendimento:
Atendimento telefônico: (11) 3741-7189
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Atendimento eletrônico: prhosper.info@solvay.com
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53 anos para os Planos Básico e Suplementar, 55 anos para o Plano SolvayPrev. Em ambos os casos é necessário que o participante esteja desligado da patrocinadora.
As contribuições feitas pelos participantes a Planos de Aposentadoria Complementar podem ser deduzidas da base de rendimentos brutos tributáveis, até o limite de 12%. Esta opção é válida para os participantes que fazem a declaração de Imposto de Renda no modelo completo, ou seja, não optam pelo desconto padrão. O imposto deduzido tem a característica de diferimento, ou seja, será pago no momento do recebimento do benefício ou do resgate do plano.
No entanto, se você utiliza a declaração no modelo simplificado, suas contribuições não serão utilizadas para esta finalidade, pois a Receita define um abatimento padrão.
Participantes mais jovens, com mais tempo até a data de aposentadoria, podem desejar investir mais em ações (Renda Variável) para tentar obter maior retorno. Por outro lado, aposentados podem desejar investimentos de menor risco para preservar o patrimônio. Esta é uma decisão pessoal e a PRhosper não pode interferir na sua decisão de investidor. Para ajudá-lo, oferecemos um Simulador de Perfil de Risco do Participante, disponível para preenchimento na Área do Participante. Esse simulador procura avaliar duas dimensões da tomada de decisão: seu “apetite” ou “aversão” ao risco e a sua liquidez (quanto tempo o recurso poderá ficar investido). Também é comum procurar ajuda pesquisando sobre o assunto. Mas tenha em mente que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura, e que outras pessoas podem influenciá-lo negativamente. Também por esse motivo, avaliar a condição do mercado somente no momento da decisão não lhe trará uma análise correta. O melhor é buscar orientações com especialistas e tomar a decisão de maneira consciente.
Sim. Como pensionista, você poderá optar no momento do requerimento do Benefício de Pensão por Morte.
Se você é um participante assistido, poderá solicitar à equipe de atendimento da PRhosper, via e-mail prhosper.info@solvay.com, a atualização dos seus dependentes no Imposto de Renda ou aguardar a campanha anual de recadastramento. Agora, se você é um participante ativo, deve solicitar a atualização ao departamento de Recursos Humanos da sua empresa.
No Plano Básico, somente a empresa faz contribuições mensais aos participantes com remuneração mensal superior a 20 UPs (UP = unidade previdenciária), proporcional à idade. Os participantes com remuneração mensal inferior a 20 UPs podem eventualmente receber contribuições nos meses de pagamento de férias, 13º salário e PPR.
As contribuições são feitas conforme especificado a seguir:
Parcela de Salário até 20 UP* = 2%, acrescida da contribuição incidente sobre a parcela do salário de participação que ultrapassar 20 UP*, conforme tabela:
As contribuições da empresa cessam automaticamente quando o profissional completa 60 anos de idade.
O Plano Básico concede aos beneficiários indicados ao plano pelo participante falecido uma pensão por morte, calculada sobre o saldo. A pensão pode ser recebida em forma de pagamento único ou em forma de benefício mensal para saldos acima de 100 UPs. No caso de falecimento de participantes ativos, o plano creditará um valor adicional de saldo projetado. O saldo projetado é a soma das contribuições futuras que seriam depositadas pela empresa caso o profissional ficasse ativamente trabalhando até os 60 anos. Para os empregados da patrocinadora que não recebe contribuição (salário abaixo de 20 UPs), o Plano concederá o benefício mínimo.
Para conhecer em detalhes o Plano Básico, consulte o regulamento do plano.
O benefício é calculado sobre 100% do valor do saldo acumulado na conta do participante na data do cálculo. Ele resulta de quatro importantes variáveis: o valor das contribuições, o tempo de vinculação, a rentabilidade obtida pelos investimentos e o prazo durante o qual o participante pretende receber o benefício.
O pagamento do benefício no Plano Básico é feito por prazo certo, não sendo vitalício. Você pode optar por receber até 25% do saldo total da sua conta como pagamento único com seu primeiro benefício. O saldo restante, pode ser recebido de três maneiras:
O processo é simples e totalmente on-line via Área do Participante. Mas, é importante observar os seguintes pontos:
Para saber mais, acesse o passo a passo Como alterar a renda do benefício de aposentadoria.
Você poderá optar por um dos Institutos disponibilizados pelo Plano:
Conheça mais sobre o tema, consultando o detalhamento de cada um desses institutos, em Funcionamento do Plano Básico.
Para optar pelo Resgate, você não precisa ter tempo de vínculo com o Plano Básico, mas, não pode estar em gozo de outro benefício do Plano.
Se for um participante ativo poderá resgatar um percentual do saldo das contribuições feitas pela patrocinadora de acordo com o tempo de serviço contínuo. Veja na tabela abaixo os percentuais versus o tempo. E, para saber mais sobre o tempo de serviço contínuo, leia o Regulamento do Plano.
Se você for um participante autopatrocinado ou em BPD, poderá resgatar 100% do saldo das contribuições que você fez ao plano, acrescido da rentabilidade acumulada pelo seu perfil de investimentos.
Do montante a ser resgatado, serão descontados os débitos que você tiver com a PRhosper, inclusive valores de despesas administrativas.
Para atualizar os seus dados cadastrais, contate o setor de RH ou o atendimento SBS da sua empresa, patrocinadora do Plano. O seus dados cadastrais na PRhosper são atualizados mensalmente a partir de um arquivo que recebemos de sua empresa.
Quanto aos dados de seus beneficiários, consulte a PRhosper para obter informações sobre a atualização.
Para atualizar os seus dados cadastrais, encaminhe as informações que deseja atualizar por e-mail (rhodia.prhosper@solvay.com), por correspondência ou fale conosco pelo nosso WhatsApp (11) 3741-7189.
Quanto aos dados de seus beneficiários, consulte a PRhosper para obter informações sobre a atualização.
Para alterar seus dados bancários para recebimento do seu benefício, baixe o formulário Alteração de Dados Bancários disponível na seção "Serviços" deste site e leia atentamente as orientações que estão no formulário.
Agora, para atualizar seus outros dados cadastrais ou dados de seus beneficiários, contate nossa equipe de atendimento:
Atendimento telefônico: (11) 3741-1545.
WhatsApp (somente mensagens): (11) 3741-7189.
Atendimento eletrônico: prhosper.info@solvay.com
Não. Independente da forma de desligamento, o que contará será o seu tempo de vinculação ao Plano ou o tempo de empresa.
Para alterar seus dados bancários para recebimento do seu benefício, baixe o formulário Alteração de dados bancários disponível na seção Serviços deste site.
Agora, para atualizar seus outros dados cadastrais ou dados de seus beneficiários, contate nossa equipe de atendimento e obtenha as orientações para fazer essas atualizações:
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