Logotipo da PRhosper
Bonequinhos em miniatura de pessoas caminhando sobre uma linha do tempo.

História

A nossa trajetória começou em 1979 com a fundação do Instituto Rhodia de Seguridade Social - IRSS. Já em 1980 a Rhodia S.A. instituiu seu primeiro plano de aposentadoria Básico - uma inovação para o mercado -, contando apenas com o aporte das patrocinadoras. Na época, o Plano Básico tinha como objetivo complementar a aposentadoria concedida pela Previdência Social, oferecendo uma ampla variedade de benefícios.

Nossa instituição, que viria a se chamar PRhosper cerca de 20 anos depois, continuou se aprimorando e lançou o Plano Suplementar em 1997 na modalidade Contribuição Variável. Nessa nova modalidade, qualquer empregado, independentemente de idade ou salário, poderia participar por meio de uma contribuição pessoal acompanhada da contrapartida da empresa.

Com as mudanças do mercado e do País, especialmente com a publicação da Lei Complementar de nº 109/2001, encerramos para novas adesões as modalidades Benefício Definido do Plano Básico e Contribuição Variável do Plano Suplementar no início dos anos 2000. Instituímos então para esses Planos a modalidade Contribuição Definida. As reservas das modalidades foram preservadas e mantidas independentes entre elas. No mesmo ano, passamos a ser a PRhosper Previdência Rhodia, sucessora do IRSS, oferecendo aos participantes, planos mais modernos.

Esse foi um marco em nossa história, dando início a uma nova fase da previdência complementar na Rhodia, consolidando ainda mais nossa atuação como uma entidade de previdência complementar comprometida com a solidez, transparência, excelência e constante evolução, buscando sempre oferecer os melhores planos e serviços aos participantes. Uma prova dessa missão bem-sucedida já foi vista em 2012, quando já contávamos com um Patrimônio total acima de R$ 1 bilhão, o que demonstrava nosso compromisso com a sustentabilidade dos planos de previdência oferecidos aos nossos participantes, bem como com o aporte dos benefícios aos participantes assistidos - somando um total de 4 mil pessoas.

Porém, é claro que não paramos nossa busca pela melhoria constante! Já em 2013, quando houve a aquisição da Rhodia pelo Grupo Solvay, nós também realizamos o lançamento da primeira edição da Revista 4 Gerações, que viria a fazer parte de um programa de educação financeira em 2015 denominado "Academia 4 Gerações". Este foi o início de um importante canal de comunicação, destinado à promoção da educação financeira e previdenciária, o que possibilitou maior aproximação com os nossos participantes, além da conscientização da importância de acumulação de uma reserva previdenciária robusta para o longo prazo. No ano anterior, 2014, já havíamos criado também o programa Flex Invest, que possibilitava aos participantes mais flexibilidade e autonomia para que suas reservas estivessem em carteiras de investimentos alinhadas a seus perfis de investidor.

Ainda nesta década, tivemos outros importantes marcos da nossa história. Em 2017, lançamos o SolvayPrev, um plano contemporâneo e flexível, alinhado à evolução do mercado e ao nosso compromisso de oferecer mecanismos modernos para o planejamento da aposentadoria. Como reconhecimento desta ação, recebemos o 1º lugar no Prêmio Destaque RH da Rhodia com o projeto "Novos Horizontes (Plano SolvayPrev)", que tratava desta modernização. Já em 2018, nosso Conselho Deliberativo criou uma estrutura administrativa própria para a PRhosper, o que nos permitiu mais autonomia administrativa, segmentação e especialização de nossa equipe. Essa mudança trouxe marcos como a criação de uma Gerência de Operações, além da contratação de uma equipe própria de empregados da PRhosper.

Para além da gestão em si, nosso compromisso em continuar melhorando nossos serviços aos participantes ficou evidente por meio da digitalização e modernização dos canais de comunicação e processos da entidade. A partir de 2019, o aprimoramento de iniciativas anteriores permitiu à PRhosper avançar com suas estratégias de comunicação. Assim, com esses novos canais de comunicação e formatos diferenciados, a PRhosper desenvolveu novas iniciativas agregadoras de valores que permitiram estreitar o relacionamento com seus participantes. Essa missão continuou ao longo do ano de 2019, quando investimos mais especificamente em ter um ambiente mais digitalizado, com a implantação de novos sistemas e ferramentas mais inteligentes e eficientes que trouxessem autonomia para o participante interagir com a entidade, além de praticidade, conforto, segurança e a redução uso de papéis, contribuindo para as questões ecológicas.

Ao completarmos 40 anos, em 2020, nosso patrimônio atingiu a marca de R$ 1,6 bilhão, atendendo a mais de 4 mil pessoas e pagando R$ 96,8 milhões em benefícios, incluindo resgates e portabilidades. Continuamos nossa busca por uma gestão de excelência alinhada à atualidade, o que se refletiu no perfil dos Conselhos e garantiu a diversidade de gênero nos cargos. Foi também em 2020 que realizamos a segregação real das carteiras de investimentos dos planos para aumentar o nível de controle, agilizar a tomada de decisão dos investimentos e para atender a demanda futura trazida pela Resolução CNPC nº 46, de 1º de outubro de 2021, que determinava a criação de CNPJs exclusivos para cada Plano de Benefícios administrados por Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

Em 2021, seguimos a missão de conscientização dos nossos participantes por meio da primeira Semana da Qualidade de Vida, um evento com palestras e outros eventos que promoveram educação voltados à qualidade de vida e bem-estar. Neste mesmo ano, recebemos como entidade o primeiro Selo de Engajamento da Abrapp - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, reconhecendo  a realização de nossos colaboradores em relação ao trabalho, entusiasmo, empenho, foco e engajamento com a PRhosper.

Mais recentemente, em 2022, realizamos o primeiro ciclo de planejamento estratégico como método para buscar as melhores práticas de gestão com o objetivo de direcionar as ações de curto, médio e longo prazos, incluindo a revisão dos conceitos institucionais de missão, visão e valores. Além disso, continuamos nossa modernização e digitalização de processos para permitir um melhor atendimento, novo site do participante, que apresenta uma experiência de navegação mais amigável, um design contemporâneo e funcionalidades aprimoradas e que veio para facilitar ainda mais a relação do participante com a PRhosper.

Hoje, seguimos nossa história de compromisso, transparência, solidez e dedicação ao futuro dos nossos participantes. Estamos cientes de que é a ética e a busca pela excelência que nos trouxe tal longevidade e impacto. A PRhosper também segue comprometida em contribuir para o desenvolvimento do setor previdenciário complementar, com seus profissionais ativamente engajados nas principais associações setoriais, como a APEP - Associação dos Fundos de Pensão e Patrocinadores do Setor Privado e a Abrapp - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar.