Manter sua saúde financeira em dia envolve uma série de cuidados. Não à toa, o planejamento financeiro é comparado com a dieta alimentar, por conta de todo o esforço envolvido em busca de um equilíbrio e do resultado que se quer alcançar (geralmente, o emagrecimento para controle de colesterol, glicemia, pressão arterial etc.). É preciso seguir algumas regras, deixar de lado alguns abusos para chegar aonde se deseja, concorda?
Pois bem, a autossabotagem financeira ocorre quando a pessoa mantém alguns hábitos que lhe fazem mal, mesmo tendo consciência disso. Autoconhecimento, disciplina e educação financeira podem ajudar bastante no combate à autossabotagem.
Conheça alguns exemplos de autossabotagem nas suas finanças que você deve evitar:
Cuide bem da sua saúde financeira para que possa conciliar os compromissos (despesas, contas a pagar), aproveitar melhor a vida e realizar seus sonhos. Não adie essa decisão; use o tempo a seu favor, pensando na sua longevidade financeira: você precisa administrar muito bem o uso do dinheiro para conciliar presente e futuro. Que tal pensar mais nisso?