Reduzindo o endividamento em 2023

Por:
|
Equipe PRhosper
Logotipo da PRhosper
Logotipo da PRhosper
Categoria(s)
Educação financeira e previdenciária
27/1/23
2 min.

Segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgados em 06/12/22 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 78,9% das famílias brasileiras estão endividadas. Estar endividado não é necessariamente um problema, desde que haja controle financeiro. As dívidas são os compromissos financeiros que você assume pagar em determinado prazo: cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, parcela de financiamento de carro e financiamento imobiliário.

O problema começa quando há um acúmulo de dívidas e dificuldade em pagá-las, o que gera a inadimplência. A mesma pesquisa mostrou que a taxa de inadimplência dos brasileiros está em torno de 30%.

Contas sob controle

Para restabelecer sua saúde financeira, o primeiro passo é reconhecer e identificar o problema. Após isso, monitore suas finanças mantendo uma planilha de orçamento sempre atualizada. Reveja seus gastos e, se necessário, diminua ou faça cortes nas despesas mensais para que a conta possa fechar.

Não espere a situação piorar e não adie decisões. Educar-se financeiramente, utilizar o cheque especial e outros meios de pagamento com consciência e evitar financiamentos longos são algumas medidas para ficar longe do endividamento excessivo.

Faça do controle financeiro um hábito para toda a vida: atualizando sua planilha mensalmente e monitorando-a com frequência, você obterá resultados surpreendentes.

Conte com a PRhosper e cuide do seu planejamento financeiro para viver bem no presente e no futuro!

Fonte: https://www.portaldocomercio.org.br/publicacoes/pesquisa-de-endividamento-e-inadimplencia-do-consumidor-peic-novembro-de-2022/453609