Vieses do Investidor

Por:
|
Equipe PRhosper
Logotipo da PRhosper
Logotipo da PRhosper
Categoria(s)
Educação financeira e previdenciária
26/5/23
2 min.

De uma forma geral, os vieses de comportamento são fatores psicológicos capazes de impactar a forma como uma pessoa toma uma determinada decisão. Os vieses violam, sistematicamente, as chamadas “decisões plenamente racionais”.

No caso dos investimentos, os principais vieses são os seguintes:

  • Excesso de confiança: uma confiança em excesso pode deixar o investidor “otimista demais” e fazer com que sua capacidade de análise de determinada situação ou investimento seja prejudicada. Não conseguir identificar, por exemplo, qual o momento certo de entrar ou de sair de um determinado investimento ou quais os riscos efetivos de determinada operação, pode fazer com que o ele acabe tomando más decisões de investimento.
  • Viés da confirmação: investidores que possuem esse viés muito forte costumam buscar sempre confirmar suas opiniões. Nesse sentido, acabam influenciados sempre pelo mesmo tipo de informação ou acreditam que existe um “guru dos investimentos” que está sempre certo, o que faz com que vivam em negação. Isto é, desacreditam de qualquer informação que não está alinhada às suas crenças.  
  • Viés da ancoragem: a ancoragem é um dos vieses comportamentais mais comuns e se refere à tendência que nós, humanos, temos de nos basear, de forma intensa, em uma característica ou informação prévia quando precisamos tomar uma determinada decisão. Nos investimentos, a ancoragem se manifesta de várias maneiras, seja utilizando uma única característica do investimento para decidir, seja utilizando informações do passado – que podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre o comportamento do investidor, acesse:

https://comoinvestir.anbima.com.br

https://www.gov.br/investidor/pt-br/penso-logo-invisto