Política monetária é o conjunto de decisões por meio das quais os governos e suas instituições (sobretudo os bancos centrais) controlam a oferta de moeda na economia. É um instrumento – ao lado da política fiscal – de estabilização econômica.
A política monetária utiliza como instrumento principal a taxa básica de juros, que acaba direta ou indiretamente afetando todos os setores da economia. A elevação dos juros básicos tende a desestimular a atividade econômica e é usada normalmente em situações de aumento da inflação.
Manter a inflação sob controle, ao redor da meta, é o objetivo fundamental do Banco Central do Brasil (BC). A meta para a inflação é estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
A estabilidade dos preços preserva o valor do dinheiro, mantendo o poder de compra da moeda. No caso do BC, o principal instrumento de política monetária é a taxa Selic, decidida pelo Copom (Comitê de Política Monetária).
A taxa Selic afeta outras taxas de juros na economia e opera por vários canais que acabam por influenciar o comportamento da inflação.
Para saber mais sobre a política monetária do Banco Central, acesse:
https://www.bcb.gov.br/controleinflacao
Publicações BC: https://www.bcb.gov.br/publicacoes
Calendário BC: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/calendariobc