Nos planos de previdência (fechados e PGBL), o governo estabelece um benefício fiscal, que permite deduzir as contribuições feitas, o que pode reduzir o imposto de renda a pagar, ou mesmo aumentar a restituição a receber. Para isso, o contribuinte deve, entre outras condições, entregar o modelo completo de declaração anual de IR e realizar contribuições para seu plano de previdência.
Portanto, com os Planos Suplementar e SolvayPrev, você pode aproveitar esse benefício fiscal e deduzir suas contribuições no cálculo do imposto de renda.
Todas as suas contribuições efetuadas para o Plano, limitadas em 12% da sua renda bruta anual, podem ser deduzidas da base de cálculo do imposto de renda.
A vantagem em si não é uma isenção fiscal, mas sim uma prorrogação do pagamento do imposto, com possibilidade de pagamentos de menores alíquotas, a depender da sua situação. Somente na hora do resgate é que o imposto de renda irá incidir sobre o valor total acumulado, e é neste momento que será possível verificar se a alíquota pode ser menor.
A vantagem de prorrogar o imposto é que seu valor acumulado fica maior! Considere como um reinvestimento a parcela deduzida a cada ano, o que aumenta o efeito dos juros sobre juros ao longo do tempo.
A edição 21 do boletim 4 gerações aborda esse assunto e traz exemplo prático para você perceber o efeito desse planejamento.
Para investir com segurança, é importante ficar por dentro dos termos usados no mercado financeiro!
Assim, você consegue entender melhor as informações e fazer escolhas mais vantajosas.
Fontes:
Portal do Investidor: https://www.gov.br/investidor/pt-br/glossario
Bora Investir: https://borainvestir.b3.com.br/
Como investir: https://comoinvestir.anbima.com.br/noticia/dicionario-dos-investimentos-entenda-termos-importantes-do-mercado-financeiro/