Seu orçamento é igual coração de mãe? Cuidado!

Por:
|
Equipe PRhosper
Logotipo da PRhosper
Logotipo da PRhosper
Categoria(s)
Educação financeira e previdenciária
18/5/23
2 min.

O seu orçamento é generoso e vai “acolhendo” novas despesas, conciliando tudo? Muito cuidado!

Para a sua saúde financeira, é muito importante identificar as prioridades e listar tudo com critério na sua planilha de orçamento.

Observe muito bem as suas necessidades e, se você é responsável pelo orçamento familiar, é necessário estabelecer um controle ainda mais efetivo, contando com a colaboração de todos. Estabelecer objetivos juntos ajuda os familiares a ajudarem na economia.

Controlar suas finanças deve ser um hábito. Não com o objetivo de restringir seus sonhos de consumo, mas sim para planejar melhor a realização de cada um deles, gastando o seu dinheiro de maneira mais inteligente e equilibrada.

Relacione, de um lado, suas receitas líquidas: aquele dinheiro que entra na sua conta todo mês. De outro, liste todos os seus gastos: comece com as despesas que você precisa pagar todo mês, tais como condomínio, aluguel ou financiamento do imóvel, parcela do carro, seguro, contas de água, telefone, luz, gás etc. Depois, passe para as despesas com supermercado, plano de saúde, alimentação e transporte.

Inclua os gastos com vestuário, lazer, cuidados pessoais. Relacione tudo o que lembrar. As faturas do cartão de crédito são um excelente recurso para avaliar quanto você está gastando mensalmente, e com quê.

Caso suas despesas estejam superando as receitas todo mês, atenção: reveja seus gastos, diminua ou mesmo corte alguns custos mensais, para que a conta possa fechar.

Não adie suas decisões: se o cenário lhe parecer alarmante, já defina sua estratégia, não espere a situação piorar.

Faça do controle financeiro um hábito para toda a vida: atualizando sua planilha mensalmente e monitorando-a com frequência, você vai ter resultados surpreendentes. Experimente!