Títulos públicos são títulos de dívida emitidos pelo Tesouro Nacional. Podem estar atrelados a indexadores como inflação, taxa de câmbio ou taxa de juros, ou, ainda, simplesmente serem prefixados. Eles se dividem em três tipos principais: Tesouro Selic, Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA. Esses títulos podem ser comprados pelas pessoas físicas por meio do Tesouro Direto.
O governo federal emite títulos públicos com a finalidade de captar recursos para pagamento da dívida pública e para financiar atividades relacionadas à educação e saúde, além de projetos de infraestrutura, como rodovias e portos.
Na prática, o investidor que compra títulos públicos está emprestando dinheiro ao governo, em troca de uma remuneração. Na data de vencimento da aplicação, o valor investido é devolvido com acréscimo de juros e correção.
Para investir com segurança, é importante ficar por dentro dos termos usados no mercado financeiro! Assim, você consegue entender melhor as informações e fazer escolhas mais vantajosas.
Fontes: Portal do Investidor – https://www.gov.br/investidor/pt-br/glossario
Como investir – https://comoinvestir.anbima.com.br/noticia/dicionario-dos-investimentos-entenda-termos-importantes-do-mercado-financeiro/
Acompanhe seus investimentos na PRhosper e bom planejamento!