Mitos e Verdades da Renda Variável

Por:
|
Equipe PRhosper
Logotipo da PRhosper
Logotipo da PRhosper
Categoria(s)
Educação financeira e previdenciária
20/10/23
2 min.

A diversificação é utilizada para investir em busca de maior rentabilidade, ao menor risco possível. Em uma carteira de investimentos, ou portfolio, costuma-se dizer que quanto maior for a alocação em ativos de Renda Variável, mais agressiva ela é.

Você conhece bem o mercado de Renda Variável? Confira alguns mitos e verdades:

MITO: Só investe em ações quem tem muito dinheiro

VERDADE: Não existe um valor mínimo para investir em ações negociadas na Bolsa. O valor investido depende do tipo de ação e da quantidade. Ou seja, qualquer pessoa pode começar a investir!

MITO: Investir em Renda Variável significa investir só em ações

VERDADE: O mercado de Renda Variável oferece muitas alternativas de investimentos, além de ações. É possível investir em contratos futuros, opções, ETFs, commodities, câmbio, fundos imobiliários, fundos de investimentos (de ações, cambiais, multimercado etc.) e criptomoedas!

MITO: A melhor maneira de escolher uma ação é considerar a rentabilidade passada.

VERDADE: Rentabilidade passada não é garantia de bom rendimento futuro!

MITO: Renda Variável é investimento de curto prazo

VERDADE: O mercado de Renda Variável pode lhe garantir bons retornos, utilizando boa estratégia e usando o tempo a seu favor, tendo como base a diversificação e o longo prazo.

MITO: Só investidores arrojados investem em ações

VERDADE: Qualquer pessoa pode investir em ações, desde que respeite o seu perfil de investimento. Basta escolher um portfólio adequado ao seu perfil (considerando tolerância ao risco, momento de vida e objetivos). Investidores de perfil moderado, por exemplo, aproveitam os títulos da Renda Fixa, porém investem em certos títulos de Renda Variável, como ações, debêntures, fundos imobiliários, fundos de investimento, fundos multimercado e outros.