É com grande satisfação que informamos que o processo de implantação da custódia centralizada foi realizado neste mês de agosto.
A custódia centralizada trata-se da centralização da guarda e registro eletrônico dos ativos das carteiras de investimento da Entidade, assim como concentra em um único prestador, os serviços de liquidação financeira e controle dos ativos. Esta implantação tem como objetivo trazer maior controle, transparência e governança na gestão das carteiras de investimentos, a partir da ótica de que todo o processo de movimentação de ativos, registro e controle dos mesmos, sejam realizados apenas por um Custodiante e administrador. O parceiro homologado para a prestação deste serviço à PRhosper é o Santander Securities Service (S3).
Como parte deste processo, implantamos também a Segregação Real das Cotas, criando 5 FICs (Fundos de Investimentos em Cotas) que replicam os perfis da PRhosper. Desta forma os Planos movimentarão as cotas destes fundos de acordo com as escolhas dos participantes, sendo possível a escolha entre 3 perfis de investimento, para cada Plano de Benefício. Lembramos que os perfis BD e o CD não são passiveis de escolha, pois o primeiro é referente a parcela de Renda Vitalícia do Plano Básico e o segundo é o perfil default dos planos (quando o participante ainda não manifestou sua escolha entre os perfis de investimento).
A nova estrutura dos investimentos foi estabelecida em 3 níveis:
BÁSICO / SUPLEMENTAR / SOLVAYPREV
FIC 0, FIC 15, FIC CD, FIC 30, FIC BD.
Fundos exclusivos e Fundos Condominiais de diferentes segmentos e estratégias.
Neste formato, a rentabilização dos perfis se dará pelo desempenho de cada FIC / Perfil (Fundo de Investimento em Cotas). Embora os FIC´s tenham cotas diárias publicadas na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), são as cotas contábeis que rentabilizam os saldos de contas dos participantes. As cotas contábeis tendem a ser diferentes por plano, mesmo estando em um mesmo perfil em ambos, pois estas dependem das despesas operacionais e de investimentos inerentes a cada plano. Reiteramos que para uma melhor análise de desempenho dos perfis seja sempre considerado os resultados de longo prazo.
Estamos preparados para a implantação de CNPJ por Plano de acordo com a Resolução CNPC nº 31/2018.
Em nome dos nossos Órgãos Colegiados, agradecemos à Área de Investimentos da PRhosper pelo empenho e dedicação neste projeto.