Homens e mulheres investem de forma diferente?

Por:
|
Equipe PRhosper
Logotipo da PRhosper
Logotipo da PRhosper
Categoria(s)
Educação financeira e previdenciária
15/3/24
2 min.

Todos nós somos diferentes uns dos outros, temos comportamentos distintos e, na hora de investir, isso também se evidencia. Por esse motivo existem os perfis de investimento – para auxiliar as pessoas no momento de investir, oferecendo carteiras adequadas aos objetivos, momento de vida e tolerância ao risco de cada uma delas.

Estudos também apontam para a diferença de comportamento entre homens e mulheres quando o assunto é investimento e que podemos aprender com a paciência e prudência das investidoras mulheres. Vale a pena ler sobre o assunto!  

Segundo a 6ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), apenas 36% da população tem algum investimento. Desse total de investidores, 33% são mulheres.

Confira outros resultados:

  • Quando o assunto é o tipo de investimento, homens e mulheres mencionam a caderneta de poupança em primeiro lugar, com o mesmo percentual de 26%. Já em outros tipos de investimento, como fundos, títulos e ações, as mulheres se mostram um pouco mais resistentes do que os homens.
  • Na hora de decidir sobre investimentos, as mulheres buscam um gerente ou assessor/especialista de investimento e amigos/parentes; já os homens, procuram seguir os influenciadores, fóruns, blogs, corretoras e casas de análises.
  • Mulheres costumam ser mais prudentes e menos impulsivas, informando-se mais antes de tomar uma decisão de investimento e optando por correr menos riscos.
  • Mulheres tendem a ficar mais tempo com os ativos financeiros, o que acaba por gerar uma melhor consistência e performance no longo prazo.
  • Mulheres negociam 27% com menos frequência do que os homens.
  • Mulheres mudam a alocação de ativos de seus portfólios com uma frequência 20% menor do que os homens.
  • Homens acessam suas carteiras de investimentos quase cinco vezes por semana, em média, enquanto as mulheres menos de três vezes por semana.

Para saber mais sobre as pesquisas comportamentais, acesse:

https://www.gov.br/investidor/pt-br/penso-logo-invisto/o-que-determina-a-diferenca-de-comportamento-financeiro-entre-homens-e-mulheres

https://www.gov.br/investidor/pt-br/penso-logo-invisto/as-mulheres-no-mercado-de-capitais-como-investem-e-o-que-podemos-aprender-com-elas

Raio X do Investidor Brasileiro (6ª edição): https://www.anbima.com.br/pt_br/especial/raio-x-do-investidor-2023.htm

Conte sempre com a PRhosper e bom planejamento!