Programa Flex Invest

Leias as últimas notícias e novidades do programa FLEX Invest mais

ATENÇÃO ! ABERTURA DA CAMPANHA FLEX INVEST – 2019

14/10/2019

Confira o calendário anual para realização de sua adesão/opção ou troca de carteira do Programa Flex Invest.

Saiba mais!

O que é o FLEX Invest? mais

É o programa de Carteiras de Investimentos da PRhosper. Você pode escolher se quer mais ou menos risco em seus investimentos para aposentadoria. A opção é feita sobre a parcela de ações.

E o que é Perfil de Participante? mais

As pessoas são diferentes, suas escolhas são diferentes, seus objetivos são diferentes. Assim também com a decisão de investimentos. Alguns tem objetivos de curto prazo, outros de longo prazo, alguns gostam do “rali” da bolsa da valores, alguns preferem o conforto de um fundo que invista em DI.

A PRhosper preparou uma ferramenta para você avaliar o seu perfil – o Simulador de Perfil de Investidor (PPI).

A ferramenta encontra-se no menu SERVIÇOS/SIMLADORES/ 1 – Simulador de Perfil de Investidor

Conheça os diferentes perfis:

Conservador

Pessoas que priorizam a manutenção do patrimônio conquistado, tem baixa tolerância às flutuações e não admitem perdas no curto prazo. Neste perfil o investidor admite obter menor rentabilidade no longo prazo em troca de maior valor de contribuição ou adiamento da data de inicio do beneficio. Pessoas que tenham intenção de utilização do recurso no curto prazo.

Público padrão: Pessoas com objetivo de resgate no curto prazo; pessoas próximas a idade de inicio de beneficio; aposentados e pensionistas; pessoas com baixa ou nenhuma tolerância a flutuação da rentabilidade; pessoas dispostas a investir mais recursos para compensar o menor retorno financeiro.

Carteiras Indicadas: O Programa oferece à este público a carteira FLEX 0 e FLEX CDI composta exclusivamente de ativos da renda fixa e outros produtos de menor risco, porém sem investimentos em ações.

 

Moderado

Pessoas que buscam maior retorno e tem alguma tolerância ao risco, admitem alguma perda no curto e médio prazo. O investidor do Plano com este perfil busca equilibrar a preservação do patrimônio com o aumento do retorno, e não pretende utilizar os recursos no curto prazo.

Público padrão: Contribuintes do plano de aposentadoria de qualquer idade; aposentados e pensionistas nos primeiros anos de beneficio; vinculados ao plano que aguardam a elegibilidade ao beneficio; pessoas de qualquer idade que não tenham intenção de resgate no curto prazo.

Carteiras Indicadas: O Programa oferece à este público a carteira FLEX 15 cujo objetivo é investir 15% em ações na bolsa e o restante em renda fixa e outros produtos. Esta carteira admite alguma flutuação na rentabilidade mensal e alguma perda ocasional no valor do patrimônio. Ideal para quem tem objetivos de médio prazo (5 a 10 anos) e não fica ansioso com as rentabilidades mensais. Sugere-se avaliar e comparar a rentabilidade desta carteira em períodos mais longos, superior a 6 meses.

A carteira indicada pode não ser apropriada caso o participante tenha intenção de utilizar o recurso no curto prazo. Neste caso, o participante deverá privilegiar o quesito LIQUIDEZ, mesmo preferindo assumir mais riscos. A carteira indicada para liquidez de curto prazo é a FLEX 0.

 

Arrojado

Pessoas que priorizam o retorno de longo prazo mesmo com a possibilidade de maiores perdas no curto e médio prazo. O investidor do plano de aposentadoria com este perfil tem por objetivo principal o maior retorno no maior prazo, e não tem pressa. Este investidor entende que ações são bons ativos porque representam o potencial de crescimento do país.

Público padrão: Jovens contribuintes do plano; pessoas que ainda não recebem beneficio com algum conhecimento do funcionamento do mercado financeiro; pessoas que pretendem correr riscos para alcançar um determinado montante de saldo na aposentadoria; pessoas que não tem qualquer perspectiva de resgate no curto prazo; pessoas com diversas fontes de financiamento da aposentadoria, que buscam equilibrar o risco global do portfólio pessoal através de maior risco atribuído á parcela gerenciada no plano de aposentadoria.

Carteiras Indicadas: O Programa FLEX Invest oferece à este público a carteira FLEX 30, cujo objetivo é investir 30% em ações na bolsa e o restante em renda fixa e outros produtos. Esta carteira admite uma maior flutuação de rentabilidade, podendo em determinados momentos resultar em perdas acentuadas. Ideal para quem não tem pressa, e não fica ansioso com as rentabilidades mensais. Sugere-se avaliar e comparar a rentabilidade desta carteira em períodos mais longos, mínimo 12 meses.

A carteira indicada pode não ser apropriada caso o participante tenha intenção de utilizar o recurso no curto prazo. Neste caso, o participante deverá privilegiar o quesito LIQUIDEZ, mesmo preferindo assumir mais riscos. A carteira indicada para liquidez de curto prazo é a FLEX 0.

Como combinar meu Perfil de Investidor com as Carteiras oferecidas no Programa? mais

O perfil indica a sua propensão a tomar risco em investimentos. Cada carteira tem um nível de risco – o risco é a oscilação do valor dos investimentos e o aumento ou redução do seu patrimônio. Assim você precisa escolher uma Carteira que melhor se adeque às suas expectativas.

Se você tem uma visão de curto prazo ou mais conservadora poderá sofrer nos momentos de flutuação da cota.

Agora se você tem um longo percurso á frente e busca maior rentabilidade poderá ficar frustrado se escolher uma carteira de menor risco e menor rentabilidade. Veja abaixo algumas sugestões de como combinar Perfil x Carteira:

  FLEX CDI FLEX 0 FLEX 15 FLEX 30
 CONSERVADOR  Carteira indicada para pessoas de perfil extremamente conservador, que não toleram volatilidade e preferem investir em fundos atrelados ao CDI, mesmo que comprometendo
ganhos futuros. Também indicado para pessoas que necessitarão movimentar os recursos no curtíssimo prazo.
Adequada para aposentados.
Carteira indicada para pessoas de perfil conservador, que toleram alguma volatilidade e uma Renda Fixa mais ativa, visando ganhos futuros acima do CDI, ou que necessitarão movimentar os recursos no curto prazo.
Adequada para aposentados.
Carteira alternativa para pessoas de perfil conservador/moderado, mas que não devem movimentar os recursos no curto prazo. Indicada também para aposentados nos primeiros anos da aposentadoria. Carteira não indicada para pessoas de perfil conservador ou que pretendem utilizar os recursos no curto prazo. Não indicada para aposentados.
MODERADO Esta carteira não é indicada para pessoas de perfil moderado, pois poderá frustrar expectativas de ganhos de médio e curto prazo. Carteira alternativa para pessoas de perfil moderado, mas com projetos de movimentar os recursos no curto prazo. Indicada para aposentados de perfil moderado, porém em idade avançada. Carteira indicada para pessoas de perfil moderado que desejam balancear risco (perdas) x retorno (crescimento do patrimônio). Adequada para empregados na ativa ou aposentados no início da fase de aposentadoria. Carteira alternativa para pessoas de perfil moderado que não precisam de recursos no curto prazo. Não é indicada para aposentados, independentemente da idade. Adequada para jovens em início de carreira que não pretendem movimentar os recursos no curto e médio prazo.
ARROJADO Esta carteira não é indicada para pessoas arrojadas, pois pode frustrar expectativas de crescimento de patrimônio. Esta carteira não é indicada para pessoas de perfil arrojado, pois pode frustrar expectativas de crescimento de patrimônio.
Carteira indicada, no entanto, se há expectativa de movimentar
o recurso no curto prazo (exemplo: mudança de emprego), podendo escolher esta carteira no ano anterior à mudança.
Carteira alternativa para pessoas de perfil arrojado, com perspectivas de aposentadoria superior a 5 (cinco) anos. Também indicada para pessoas que tenham perfil arrojado, mas que, diante de um cenário econômico de baixo crescimento e muita volatilidade na bolsa, preferem adotar uma posição temporária mais conservadora, sem sair totalmente da bolsa, capturando ganhos na retomada. Carteira indicada para pessoas de perfil arrojado, com perspectivas de aposentadoria superior a 5 (cinco) anos, e que não se importam com a flutuação mensal das cotas. O acompanhamento desta deve ser realizado com janelas mínimas de 12 meses. Não comparar rentabilidade de curto prazo.

Como posso participar? mais

Para optar por uma carteira é necessário formalizar a Adesão ao Programa FLEX Invest e fazer uma opção de carteira.

Clique aqui para acessar o formulário Termo de Adesão
Clique aqui para acessar o formulário Termo de Opção

Lembre-se: A opção e troca de carteiras é permitida anualmente nas campanhas informadas pela PRhosper.

E se eu não quiser participar, como serão investidos os meus recursos? mais

Os participantes que não aderirem ao programa, ou que aderindo não encaminharem sua opção serão incluídos na CARTEIRA PADRÃO – CD, similar a atual, e com a mesma composição da carteira FLEX 15 (15 % em ações).

Quando é a próxima Campanha?

CAMPANHA ANUAL FLEX INVEST – 2019

Data de inicio: 14 de OUTUBRO de 2019
Data de término: 22 de NOVEMBRO de 2019
Data de conversão das cotas (migração entre perfis): 27 de DEZEMBRO de 2019
Investimentos rendendo pela nova carteira: 02 de JANEIRO de 2020
Primeiro extrato de conta com a nova carteira: a partir de 20 FEVEREIRO de 2020

rhodia-acetow_03.jpg

Rentabilidade

Selecione sua Carteira:

Data CD Ano 12 meses
Ago/19 0,16% 8,57% 15,03%
Jul/19 0,96% 8,39% 14,48%
Jun/19 1,81% 7,36% 15,38%
Mai/19 1,35% 5,46% 12,78%

 

Data Flex CDI Ano 12 meses
Ago/19 0,50% 4,19% 6,33%
Jul/19 0,55% 3,68% 6,50%
Jun/19 0,45% 3,11% 6,52%
Mai/19 0,53% 2,64% 6,59%
Data Flex 0 Ano 12 meses
Ago/19 0,24% 7,05% 11,58%
Jul/19 0,70% 6,79% 11,65%
Jun/19 1,28% 6,06% 11,90%
Mai/19 1,38% 4,71% 10,69%
Data Flex 15 Ano 12 meses
Ago/19 0,16% 8,57% 15,03%
Jul/19 0,70% 6,79% 11,65%
Jun/19 1,81% 7,36% 15,38%
Mai/19 1,35% 5,46% 12,78%
Data Flex 30 Ano 12 meses
Ago/19 0,09% 10,09% 18,53%
Jul/19 1,22% 9,99% 17,33%
Jun/19 2,33% 8,67% 18,92%
Mai/19 1,32% 6,19% 14,85%

Calendário PRhosper

Próximos eventos

15/07/2017

Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet.

15/07/2017

Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet.

15/07/2017

Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet.

15/07/2017

Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet.