Perguntas e Respostas – Básico e Suplementar

1) O que é a PRhosper? mais

A PRhosper é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC) sem fins lucrativos que administra os Planos de Previdência dos empregados (participantes) do Grupo Rhodia (Patrocinadora).

2) O que é o Plano Básico de aposentadoria? mais

É um plano de previdência complementar gratuito fechado para novas adesões a partir de 05/04/2017.

3) Quem participa do Plano Básico? mais

Participam do Plano Básico todos os empregados da Rhodia que ingressaram nas Patrocinadoras até 05/04/2017.

4) Quem contribui para o Plano Básico? mais

A empresa efetua contribuições mensais para os empregados com remuneração mensal superior a 20 UPs (UP = unidade previdenciária), proporcional à idade. Os empregados com remuneração mensal inferior a 20 UPs podem eventualmente receber contribuições nos meses de pagamento de férias, 13º salário e PPR.

5) O que é o Plano Suplementar de aposentadoria? mais

É um plano de previdência complementar opcional fechado para novas adesões a partir de 05/04/2017. Nesse Plano, o profissional participa com contribuições mensais, e a Rhodia acompanha as contribuições até um determinado limite.

6) Quem contribui para o Plano Suplementar? mais

O empregado escolhe um percentual de contribuição entre 1% e 12% a ser descontado de sua remuneração mensal. A Rhodia acompanha a contribuição do empregado até os primeiros 4%. Assim, se o empregado contribui com 4%, a Rhodia deposita 4%. Se o empregado contribui com 8%, a Rhodia deposita 4%.

7) Posso alterar o valor da contribuição do Plano Suplementar? mais

O participante pode alterar as contribuições nos meses de janeiro e julho de cada ano. O participante pode suspender e retomar a contribuição a qualquer momento.

8) Onde ficam depositadas as contribuições efetuadas pela Rhodia e pelo empregado? mais

A contribuição é depositada em uma conta de previdência em nome do empregado, separada por Plano e por contribuinte – Conta Patrocinadora e Conta Participante. Todo empregado tem uma conta individual e um número de identificação no Plano, mesmo que não receba contribuição.

9) Posso movimentar o saldo da(s) minha(s) conta(s)? mais

O saldo da conta somente pode ser movimentado em caso de demissão, invalidez, aposentadoria ou falecimento.

10) Onde e como são aplicados os recursos dos planos (minhas contribuições e as contribuições da empresa)? mais

Os recursos são aplicados no mercado financeiro em títulos de renda fixa e títulos de renda variável (ações). Os recursos são administrados por especialistas em gestão de recursos contratados pela PRhosper (bancos gestores).

11) O meu saldo de conta varia todo mês. Por que isso ocorre? mais

Os recursos depositados são convertidos em cotas de fundos de investimento. A cota varia todo mês, conforme os rendimentos dos recursos aplicados no mercado financeiro. O Plano tem um pequeno percentual de risco (ações), o que pode contribuir para que, em alguns meses, os saldos apresentem alguma volatilidade (variação). É importante lembrar que os planos de previdência têm objetivos de longo prazo e, portanto, são admitidas essas pequenas flutuações.

12) O que é o Perfil de Investimento? mais

Perfil de Investimento é a composição de ativos financeiros que integram a Carteira de Investimentos da PRhosper. Por exemplo: o Perfil de Investimento padrão PRhosper permite investimentos em ativos dos tipos renda fixa e ações. Os limites de cada tipo são definidos anualmente pelo Conselho Deliberativo e publicados no documento Política de Investimentos.

13) Posso escolher o Perfil de Investimento ou o grau de risco? mais

No momento da emissão desta cartilha, a PRhosper oferece um único Perfil de Investimento para todos os participantes. O perfil atual é definido em função de estudos que consideram a idade média de todos os participantes do plano, o tempo estimado até aposentadoria e as contribuições para o plano. O perfil padrão pode ser conferido na Política de Investimentos – Perfil CD (observação: esta sigla poderá ser alterada). A oferta de outros perfis de investimentos poderá ocorrer futuramente, mediante decisão do Conselho Deliberativo.

14) Existe algum risco para os meus recursos investidos no Plano de Aposentadoria da PRhosper? mais

É importante observar que os recursos são investidos no mercado financeiro e que não existe ativo financeiro de risco zero. O grau de risco do investimento depende de vários fatores. Os investimentos em renda fixa são considerados de menor risco; os investimentos em ações são de maior risco. Os ativos de maior risco podem apresentar maiores flutuações no curto prazo (ganhos e perdas), mas, no longo prazo, também podem proporcionar maiores ganhos, como no caso de ações. Os percentuais definidos para aplicação em renda fixa e renda variável visam justamente equilibrar os objetivos de rentabilidade de longo prazo com os riscos aceitáveis para esse tipo de investimento.

15) Quais são os benefícios oferecidos pelos Planos? mais

Os Planos oferecem o benefício de complementação de aposentadoria para os participantes a partir dos 53 anos de idade, desde que desligados da Rhodia com mais de 5 anos de serviço. Os Planos oferecem ainda dois outros benefícios: o de complementação, em caso de incapacidade do Titular, e o de pensão por morte, em caso de falecimento do Titular.

16) Quais os meus direitos quando me desligo da Rhodia? mais

O empregado tem direito ao saldo da Conta Participante, qualquer que seja sua idade e tempo de serviço. Já o direito ao saldo da Conta Patrocinadora começa a partir dos 5 anos de serviço. Dependendo do tempo de serviço, o participante pode resgatar, transferir (portar), deixar o saldo a que tem direito na PRhosper (BPD – Benefício Proporcional Diferido) ou continuar contribuindo para o Plano (Autopatrocinado).

17) Estou me desligando da empresa com menos de 53 anos. Tenho algum direito? mais

O empregado tem direito ao valor integral do saldo da Conta Participante acrescido do saldo da Conta Patrocinadora proporcional ao tempo de serviço, conforme explicado na questão 14. Os direitos podem ser exercidos dependendo do tempo de serviço: resgatar, transferir (portar), deixar o recurso na PRhosper (BPD) ou continuar contribuindo para o(s) plano(s) (Autopatrocinado).

18) Estou me desligando da empresa com mais de 53 anos. Quais são os meus direitos? mais

Após os 53 anos, além dos direitos explicados na questão 15, o participante pode optar por receber um benefício de aposentadoria em forma de renda mensal quando o saldo por plano é superior a 100 UPs. Se o saldo por plano for inferior a 100 UPs, o participante recebe o saldo do plano à vista. No Plano Básico, o participante tem direito ou ao benefício mínimo (6 salários proporcional ao tempo de serviço) ou ao saldo da(s) conta(s) – o que tiver maior valor.

19) O que é o benefício de Pensão por Morte? mais

O Plano Básico paga para os herdeiros legais (beneficiários) dos participantes falecidos uma pensão por morte, calculada sobre o saldo. A pensão pode ser recebida em forma de pagamento único do saldo creditado ou em forma de benefício mensal para saldos acima de 100 UPs. No caso de falecimento de empregado na ativa, o plano creditará um valor adicional de saldo projetado. O saldo projetado é a soma das contribuições futuras que seriam depositadas pela empresa caso o empregado ficasse na ativa até os 60 anos. Para os empregados da ativa que não recebem contribuição (salário abaixo de 20 UPs), o Plano pagará o benefício mínimo. O Plano não paga o saldo projetado no caso de falecimento de ex-empregados (participantes vinculados e autopatrocinados).

20) Qual a idade mínima para receber o benefício de aposentadoria? mais

53 anos e desde que o empregado esteja desligado da Rhodia.

21) O que significam as opções de Resgate, Portabilidade, Benefício Proporcional Diferido e Autopatrocínio. mais

Resgate: saque à vista do saldo da conta conforme tempo de serviço na Rhodia. Incide Imposto de Renda.
Portabilidade:
 transferência do saldo de direito para outra Entidade de Previdência Complementar Aberta ou Fechada. A carência mínima é de 3 anos de vinculação ao Plano. Não há incidência de Imposto de Renda.
Benefício Proporcional Diferido (BPD):
 manutenção do saldo na PRhosper até a idade de aposentadoria (ficar vinculado). A opção pelo BPD não impede a opção futura pelo Resgate ou Portabilidade. Carência mínima de 3 anos de vinculação ao Plano.
Autopatrocínio: é a manutenção do saldo na PRhosper até a idade de aposentadoria, porém mantendo as contribuições mensais do empregado e assumindo também as contribuições da Rhodia. No caso do Plano Suplementar, é preciso manter o mesmo valor da última contribuição efetuada antes do desligamento da empresa. A opção pelo Autopatrocínio não impede a opção futura pelo Resgate, Portabilidade ou BDP. Nesses casos, a carência é de no mínimo 3 anos de vinculação ao Plano.

22) Como funciona o Imposto de Renda Regressivo? mais

Todos os participantes DEVEM fazer a opção pelo regime de Imposto de Renda no momento da adesão ao Plano. A opção de Imposto de Renda é irretratável.

IMPORTANTE: Os participantes que não manifestam opção são automaticamente enquadrados no Regime Progressivo.

As alíquotas incidem sobre as cotas pagas em resgates ou benefícios mensais, conforme tabela abaixo.

Este modelo teve início no ano de 2005. Dependendo do prazo de acumulação, em 2010, aplicam-se alíquotas de 35% até 25%. A partir de 2011, passa a vigorar faixa adicional de 20%. Em 2013, a faixa adicional será de 15%. A partir de 2015 a menor faixa é de 10%. Para quem recebe o benefício mensal – e dependendo da quantidade de cotas – pode incidir uma única alíquota: a menor vigente na data do pagamento.

Opção pela Tabela Regressiva

As alíquotas incidem sobre os benefícios mensais, conforme tabela abaixo.

Alíquotas (acumulação a contar da data da aplicação)
até 2 anos 35%
de 2 até 4 anos 30%
de 4 até 6 anos 25%
de 6 até 8 anos 20%
de 8 até 10 anos 15%
mais de 10 anos 10%

Veja o exemplo de um resgate com várias alíquotas:

Resgate de 1.000 cotas

cotas valor das cotas
(cota = R$1)
prazo de acumulação por
cota (aquisição até resgate)
alíquota I.R.
200 R$ 200 até 2 anos 35% R$ 70
200 R$ 200 de 2 até 4 anos 30% R$ 60
200 R$ 200 de 4 até 6 anos 25% R$ 50
200 R$ 200 de 6 até 8 anos 20% R$ 40
200 R$ 200 de 8 até 10 anos 15% R$ 30
200 R$ 200 acima de 10 anos 10% R$ 20
imposto total R$ 270
alíquota média 27%

rhodia-acetow_03.jpg

Rentabilidade

Selecione sua Carteira:

Data CD Ano 12 meses
Jul/19 0,96% 8,39% 14,48%
Jun/19 1,81% 7,36% 15,38%
Mai/19 1,35% 5,46% 12,78%
Abr/19 0,74% 4,06% 9,37%

 

Data Flex CDI Ano 12 meses
Jul/19 0,55% 3,68% 6,50%
Jun/19 0,45% 3,11% 6,52%
Mai/19 0,53% 2,64% 6,59%
Abr/19 0,53% 2,10% 6,56%
Data Flex 0 Ano 12 meses
Jul/19 0,70% 6,79% 11,65%
Jun/19 1,28% 6,06% 11,90%
Mai/19 1,38% 4,71% 10,69%
Abr/19 0,73% 3,29% 8,66%
Data Flex 15 Ano 12 meses
Jul/19 0,96% 8,39% 14,48%
Jun/19 1,81% 7,36% 15,38%
Mai/19 1,35% 5,46% 12,78%
Abr/19 0,74% 4,06% 9,37%
Data Flex 30 Ano 12 meses
Jul/19 1,22% 9,99% 17,33%
Jun/19 2,33% 8,67% 18,92%
Mai/19 1,32% 6,19% 14,85%
Abr/19 0,75% 4,81% 10,01%

Calendário PRhosper

Próximos eventos

15/07/2017

Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet.

15/07/2017

Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet.

15/07/2017

Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet.

15/07/2017

Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet.