Aposentadoria em 12 Passos

Passo-passo

Passo 1:

Você foi admitido na Rhodia e já está inscrito no Plano Básico. Você poderá optar agora mesmo pelo Plano Suplementar.

Fique ligado: você precisa fazer a opção de Imposto de Renda – regressivo ou progressivo.

 

Passo 2:

A Rhodia inicia imediatamente as contribuições para os salários acima de 20 UPs. Se você aderiu ao Plano Suplementar, você também começou a contribuir.

Passo 3:

Caso você se desligue da empresa com até 3 anos de vinculação ao plano, você pode resgatar o saldo a que tem direito ou continuar contribuindo como Autopatrocinado (siga para o Passo 8).

Fique ligado: até 5 anos de serviço, você tem direito a 100% do saldo de Conta do Participante, porém ainda não tem direito aos depósitos efetuados pela Patrocinadora.

Passo 4:

Quando o seu salário ultrapassar 20 UPs, você começa a receber contribuições da empresa no Plano Básico. Fique ligado: a adesão ao Plano Suplementar pode ser efetuada a qualquer momento.

Passo 5:

Caso você se desligue da empresa com mais de 3 anos de vinculação ao plano, você tem as seguintes opções:

a) Resgatar o saldo a que tem direito;
b) Continuar contribuindo como Autopatrocinado (siga para o Passo 8);
c) Portar o saldo a que tem direito para outra entidade de previdência;
d) Permanecer vinculado à PRhosper sem contribuição (siga para o Passo 9). A opção é por Plano.

Fique ligado: até 5 anos de serviço você tem direito a 100% do saldo de Conta do Participante, porém ainda não tem direito aos depósitos efetuados pela Patrocinadora.

Passo 6:

Enquanto você trabalha na Rhodia, a PRhosper trabalha para você. Seus recursos são investidos no mercado financeiro e aumentam dia a dia. Os rendimentos geram novos recursos, que são reinvestidos. É a força da capitalização. Veja na internet www.prhosper.com.br, no link “Investimentos” “Quem está cuidando do seu patrimônio”.

Passo 7:

Após 5 anos de serviço, além de 100% do saldo da Conta do Participante, você passa a ter direito a 5% do saldo da Conta da Patrocinadora por ano de serviço trabalhado. Em caso de desligamento, suas opções são as mesmas do Passo 5. Enquanto empregado da Rhodia, e ocorrendo invalidez permanente ou falecimento, o participante ou beneficiário tem direito imediato ao resgate ou aposentadoria ou pensão (siga para o Passo 12).

Fique ligado: o saldo do Plano Básico será acrescido da “conta projetada”, como se o empregado tivesse trabalhado até os 60 anos.

Passo 8:

Após desligamento da empresa, você optou por continuar vinculado à PRhosper, assumindo o pagamento de sua contribuição e da contribuição da empresa, tornando-se um participante Autopatrocinado. A qualquer momento, o participante Autopatrocinado pode encerrar as contribuições e permanecer vinculado à PRhosper até a idade de sua aposentadoria (siga para o Passo 9) ou ainda resgatar ou portar o saldo a que tem direito. A opção é por Plano.

Passo 9:

Após desligamento da empresa com mais de 3 anos de serviço, você optou por permanecer na PRhosper, deixando seus recursos investidos até o início de recebimento de sua aposentadoria, tornando-se um participante Vinculado Não Contribuinte (ou BPD). A qualquer momento, e antes de iniciar sua aposentadoria, o participante Vinculado Não Contribuinte (BPD) pode resgatar ou portar o saldo a que tem direito. A opção é por Plano.

Fique ligado: o tempo vinculado sem contribuição não conta como tempo de serviço para o cálculo do saldo a que tem direito no caso de resgate ou portabilidade.

Passo 10:

Fique ligado: O percentual de contribuição da Patrocinadora para o Plano Básico, calculado sobre a parcela do salário acima de 20 UPs, aumenta conforme a idade do empregado.

Passo 11:

Fique ligado: As contribuições da parcela da empresa cessam aos 60 anos, mesmo que o empregado continue na ativa

Passo 11:

Fique ligado: As contribuições da parcela da empresa cessam aos 60 anos, mesmo que o empregado continue na ativa.

Passo 12:

Parabéns! Você construiu um patrimônio importante e agora pretende aproveitar a sua aposentadoria. Você deverá ter no mínimo 53 anos de idade e no mínimo 5 anos de serviço e estar desligado da Rhodia para iniciar o recebimento de seu benefício de aposentadoria. As opções para receber seu benefício de aposentadoria são as seguintes:

a) Receber seu benefício por um período fixo de 5 a 15 anos;
b) Receber um percentual entre 0,15% e 2,0% do saldo em cotas;
c) Receber valor fixo em reais todo mês, de valor equivalente entre 0,15% a 2,0% do saldo.

Fique ligado: o cálculo do benefício de aposentadoria é efetuado sobre 100% do saldo do participante + 100% do saldo da patrocinadora. Avalie e escolha a melhor opção de acordo com suas necessidades financeiras. As opções em percentual do saldo ou valor fixo podem ser alteradas anualmente.

Calendário PRhosper

Próximos eventos

15/07/2017

Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet.

15/07/2017

Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet.

15/07/2017

Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet.

15/07/2017

Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet.