DESAFIO DOS 21 DIAS SEM DOCE

Publicado em: 13/05/2021

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Você sabia que com apenas um pouco de foco e força de vontade, dá para melhorar em muito sua qualidade de vida? Tudo começa com um ciclo de 21 dias sem ingestão de doces!

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendável é que o açúcar constitua apenas 5% da nossa dieta. Isso porque, apesar dos doces nos darem uma incrível sensação de prazer, podem impactar negativamente em nosso organismo, e seu consumo em excesso causar obesidade, diabetes, problemas dentários, dermatológicos e, até mesmo, neurológicos. Por isso, hoje queremos propor um meio de equilíbrio para quem acha que está passando da medida no consumo de doces e gostaria de reduzir o uso de açúcar para melhorar a saúde: “O desafio dos 21 dias sem doces.” E por que 21 dias?

De acordo com o livro “O poder do hábito”, de Charles Duhigg, para mudarmos um hábito é necessário repetirmos uma nova atitude por 21 dias. Depois de passados esses 21 dias, estamos naturalmente ambientados à nova condição. Veja a seguir as dicas para encarar os 21 dias sem doces com coragem e positividade:

1. Reflita sobre seus gatilhos para ingestão de doces.

Repense as situações que o levam à compulsão por doces, como por exemplo, tristeza, alegria ou a rotina pós-almoço ou pós-jantar etc. Conhecer-se ajuda a evitar o consumo de doces por impulso.

2. Abra a mente para transformar a rotina.

Mude as coisas de lugar em sua mente, faça algumas alterações na programação do seu dia a dia, buscando formas criativas para driblar os gatilhos de consumo de doces.

3. Desligue a ansiedade e curta sua evolução de forma visual.

Para que você consiga cumprir seu objetivo é importante ter um propósito, e não uma cobrança. Diga sempre frases positivas para você mesmo como: “Estou a caminho de uma vida mais saudável e leve.”, “Minha felicidade vem do meu bem-estar físico e mental.”. Você pode fazer isso em um “calendário visual”. Coloque um calendário na parede da cozinha ou do escritório, e a cada dia vencido, escreva uma frase inspiradora para você mesmo.

O importante é que após esse desafio, você terá investido em mais saúde, estará mais disposto e será considerável sua taxa de redução no consumo de doces.

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