Ativo Financeiro

Publicado em: 01/02/2021

>Ativo Financeiro

Há alguns anos, falar de investimentos era um assunto muito específico e inacessível para a maioria das pessoas. Porém, essa realidade vem mudando cada vez mais, a começar pelo fato de que com pouco capital é possível fazer uma diversidade de investimentos.

Mas a pergunta é: o que é ativo financeiro?

É considerado ativo financeiro tudo o que tem valor no mercado financeiro, ou seja, que pode ser negociado. Os ativos financeiros mais conhecidos são ações, moeda/câmbio, títulos públicos ou privados e commodities. Existem outros inúmeros ativos, incluindo objetos, como obras de arte, coleções etc.

Você sabe como utilizar um ativo financeiro?

Antes de qualquer coisa é fundamental saber qual é o seu perfil: conservador, moderado ou arrojado? A partir daí você vai avaliar as opções. O mais assertivo é buscar por profissionais ou empresas habilitadas que possam lhe mostrar as opções disponíveis para que você as concilie com seus objetivos de futuro.

O foco é avaliar as rentabilidades que mais compensam entre os diferentes ativos financeiros, além de entender os custos de taxas de administração e a performance, sem falar nos detalhes sobre a incidência no Imposto de Renda e outros custos associados.

E quais os tipos de ativos financeiros que existem? Eles se dividem em três tipos:

Ativos de geração de renda: é a opção mais indicada para quem quer ter uma renda periódica. Estão nesse grupo os fundos imobiliários e ações.

Ativos de reserva financeira: opção ideal para quem quer investir com mais segurança. Aqui se enquadram a poupança e os títulos públicos com rendimentos pré-fixados. São indicados para quem deseja guardar dinheiro a longo prazo, apesar de oferecer menor rendimento.

Ativos de crescimento: esses apresentam bom rendimento no longo prazo. Aqui se enquadram os mercados de ações de empresas confiáveis e os fundos de índice (ETF). Os valores podem oscilar muito, por isso são considerados de alto risco.

Lembre-se de que o conhecimento é fundamental para você ter um ativo financeiro favorável às suas finanças. Por isso, sempre se informe sobre todos os detalhes e invista com consciência.

Calendário PRhosper

Próximos eventos

15/07/2017

Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet.

15/07/2017

Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet.

15/07/2017

Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet.

15/07/2017

Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet.